Nanotecnologia ganha adeptas no Brasil
Tendência mundial chega ao país e consumidoras descobrem cosméticos com partículas que penetram mais na peleCremes têm partículas de substâncias já encontradas nos produtos reduzidas a um bilionésimo do metro, explicam os pesquisadores
DANIELA TÓFOLIDA
REPORTAGEM LOCAL
Micropartículas de vitaminas e de substâncias como colágeno entram na pele e prometem fazer milagres. O fim das rugas, o clareamento das manchas, a redução da celulite. Quase tudo parece possível no mundo dos cosméticos com nanotecnologia. Nova mania mundial, esses produtos começam a ganhar adeptas no Brasil."Não abro mão do meu creme contra celulite que usa nanotecnologia", conta a professora Andréa Müller, 31, uma das defensoras dos produtos. "Sou vaidosa e os resultados estão sendo excelentes. Minha pele melhorou tanto que não fico mais sem", confessa.Nanotecnologia em cosméticos nada mais é do que o uso de partículas de substâncias já comumente encontradas nos produtos, como a vitamina C, reduzidas a um bilionésimo do metro. Bem menores, elas conseguem penetrar mais fundo na pele e, dessa forma, agir de forma mais eficaz, explicam os pesquisadores.O problema dessa tecnologia é que não se sabe ainda o que pode acontecer se as micropartículas ultrapassarem as camadas mais profundas da derme e caírem na corrente sangüínea (leia texto abaixo).A dermatologista Carolina Ferolla, proprietária de uma clínica que leva seu nome na Vila Nova Conceição, zona sul de São Paulo, confirma que a procura por produtos com nanotecnologia tem aumentado a cada mês. "Como alguns deles precisam de receita médica, tem paciente que marca consulta só para pedir o creme. Está virando uma mania."Não é preciso, porém, procurar um dermatologista para ter acesso a cosméticos com nanotecnologia. O Boticário, por exemplo, lançou neste ano o Nanopeeling Renovador (R$ 119), kit de esfoliação com nanoemulsão que promete funcionar como um poderoso antiidade. No ano passado, a empresa lançou o Nanoserum anti-sinais (R$ 89), também para combater o envelhecimento.O Boticário mantém um laboratório com 30 pesquisadores, que estão em busca de aplicações cosméticas da nanotecnologia. O mesmo está fazendo a Natura. Há três anos, a empresa investe em pesquisas sobre o assunto. Em março, lançou as Brumas de Leite Hidratante (R$ 29,80), que hidratam por 24 horas, tendo rápida absorção graças à nanotecnologia. Na quarta-feira, a Natura colocou à venda o Spray Corporal Refrescante (R$ 29,80), para o público masculino.Já a Galena Farmacêutica oferece substâncias feitas à base de nanotecnologia que prometem resultados nas primeiras aplicações. O X-Solve, lançado em maio, é um deles. O ativo tem como objetivo melhorar celulite e estrias em 30 minutos após aplicação. Em 2006, a empresa havia lançado um produto para tratar manchas na pele e outro que diz reduzir 2,5 cm no diâmetro abdominal em seis semanas. As substâncias estão à venda em farmácias de manipulação, mas precisam de receita.Outro produto à base de nanotecnologia encontrado em farmácias de manipulação é o Corrige Lines, do laboratório Ada Tina, que promete tratamento instantâneo das rugas. O creme custa R$ 125 e acaba de ser lançado.
Fonte: www.folha.com.br - 15/07/07
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