sexta-feira, 11 de maio de 2007

Botox é tratamento de beleza mais usado em 2006

RIO - De acordo com dados recentes divulgados pela Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ASAPS), o Botox (Toxina Botulínica Tipo A) foi o tipo de tratamento de beleza não invasivo mais realizado em 2006, seguido pelo preenchimento com ácido hialurônico, depilação a laser, microdermabrasão e tratamento com laser.
Esses resultados podem ser explicados pelo alto grau de satisfação dos pacientes tratados com Botox, como o atenuamento das rugas e das linhas de expressão. Outro fator que eleva ainda mais os níveis de satisfação com o produto é o tratamento individualizado, levando-se em consideração não somente as características clínicas de cada paciente, mas também suas preferências, desejos e objetivos com o tratamento.
Embora as mulheres continuem sendo as principais usuárias do produto, o aumento das aplicações de Botox no segmento masculino foi, desde 1997, de 5.599 % (o aumento entre mulheres, desde 1997, foi de 4.710%). Vale destacar que nenhum outro procedimento cosmético não cirúrgico apresenta índices de aumento que superem aos 300%.
Outros dados interessantes da pesquisa ASAPS mostram que os procedimentos cirúrgicos cresceram 98% desde 1997, enquanto os não cirúrgicos, liderados por Botox, tiveram um aumento de 747%.
Segundo Simone Veloso, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, o tratamento com Botox deve ser sempre individual porque as doses e os pontos de aplicação dependem de cada rosto, de cada expressão.
- As pessoas têm objetivos de tratamentos diferentes e é necessário que o médico compartilhe com o paciente a sua demanda e o oriente, dizendo o que é possível e o que não é - explica a médica.
O sexo também é importante no tratamento individual. Homens precisam de uma dosagem maior porque o músculo é mais forte e a espessura da pele é diferente.
- Na aplicação de Botox é necessário observar toda a anatomia facial e, por este motivo, não pode ser uma receita de bolo, com dosagens e pontos pré-determinados - complementa Simone.
Para o Vitório Maddarena, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o tratamento com a Toxina Botulínica do Tipo A é também preventivo.
- Existem as rugas dinâmicas, formadas pela expressão facial, e rugas estáticas, presentes sem que haja movimento facial. Quando uma pessoa faz muitas expressões faciais, contrai muito um mesmo músculo, as fibras de colágeno se quebram e forma-se a ruga estática. Sendo assim, a toxina previne o aparecimento das rugas estáticas porque a musculatura fica relaxada e sem contração - diz o cirurgião plástico.
A Toxina Botulínica Tipo A relaxa o músculo responsável pela formação da ruga que está sendo tratada e seu efeito é temporário. Depois de aproximadamente quatro a seis meses da aplicação, os músculos recuperam sua capacidade de se contrair, mas com um detalhe: as rugas futuras terão sua intensidade reduzida, já que houve um repouso da musculatura devido ao uso do produto.
Simone explica que Botox é um produto seguro, inclusive utilizado em crianças na neurologia, e cabe ao médico analisar a necessidade do paciente se submeter ao tratamento. Existem pessoas jovens, geralmente clarinhas e que tomam muito sol, que precisam fazer a aplicação. Por outro lado, existem pessoas de mais idade que não precisam do tratamento.
- O médico habilitado à aplicação de Botox é aquele que tem o conhecimento da anatomia dos músculos faciais e que tenha recebido treinamento adequado para a aplicação do medicamento - enfatiza a dermatologista.

Fonte: Portal Terra - 10/05/2007

Nenhum comentário: