quinta-feira, 13 de setembro de 2007

O filtro solar impede o envelhecimento da pele?

O aspecto envelhecido da pele pode ser causado por fatores intrínsecos (genéticos, familiares) e extrínsecos (exposição ao sol, poluição, fumo etc). Dos fatores extrínsecos, o sol é o principal deles e o causador do fotoenvelhecimento.
Por isso, a partir dos 25 anos de idade, o filtro solar deve ser usado com o hidratante de uso diário. As pessoas que trabalham expostas ao sol ou que praticam esportes diariamente ao ar livre desenvolvem antes e de maneira mais acentuada o fotoenvelhecimento, pois a radiação ultravioleta emitida pelo sol é cumulativa. Além da possibilidade de envelhecer precocemente, existe uma chance maior de ocorrer o aparecimento de câncer de pele, por isso, é imprescindível o uso correto dos filtros solares. Quando uma pessoa, qualquer que seja a idade, vai à praia ou piscina, deve fazê-lo antes das 10h e depois das 15h.
Também é importante aplicar o filtro solar meia hora antes de se expor ao sol e repassá-lo a cada duas horas, mesmo nos dias nublados. Em resumo: se você tem 25 anos ou mais, use hidratantes com protetores solares (com fator nunca menor do que 15) em áreas expostas diariamente, pois assim você estará fazendo uma prevenção adequada do envelhecimento cutâneo.
Luiza Kassab Vicencio, dermatologista
Fonte: http://www.bonde.com.br/folha/folhad.php?id=13478LINKCHMdt=20070913 - 12/09/07

Nenhum comentário: